Restituição

“(…)para restituir a liberdade aos oprimidos”
Lc 4, 18d

Assim como a passagem apostólica do nosso carisma já nos diz, somos chamados a restituir a liberdade. Essa restituição se dá de maneira prática no acolhimento de meninas que saíram da Fundação CASA e desejam mudar de vida.

Esse processo possui uma característica muito específica inspirada por Deus que é sua metodologia gestacional. Entendemos como carisma, que cada uma dessas meninas precisa nascer de novo, da água e do Espírito, assim como Jesus diz a Nicodemos.

“Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”

Ao depararmos com a realidade de cada uma delas, vimos que para acontecer uma restituição verdadeira, com tantos traumas, história de vida de cada uma, contexto familiar e tantos outros problemas, só seria possível se de fato existisse um novo nascimento. E, para esse novo nascimento, contamos com o ventre de Maria, para que possa gerar espiritualmente cada uma dessas meninas, assim como gerou Jesus, de maneira que dentro desse bendito ventre, possam nascer como irmãs gêmeas do Cristo.

Com isso, a figura de Maria Santíssima é essencial para essa restituição, sendo ela quem acolhe primeiramente cada uma dessas meninas em seu ventre.

Regras gerais do processo:

O processo possui a duração de dez meses, a menina é acolhida em uma das casas de nossa comunidade que chamamos de Maternidade Mariana da Divina Misericórdia, atualmente situada em São Paulo, capital.

A restituinte, como chamamos as meninas que estão nesse processo, é acompanhada por membros de nossa comunidade de maneira direta. Além disso, tem todo o acompanhamento necessário em todas as áreas de sua vida: física, psicológica e espiritual. Buscando uma restituição de maneira integral.

Sendo assim, possui reforço escolar, se ainda não terminou a escola, concluirá seu ensino. Aulas de dança, música, que trabalham sua parte física. Além, de todo acompanhamento médico, se necessário, como por exemplo: com dentistas, clínico geral. Na parte psicológica temos psicólogos formados que realizam esse acompanhamento terapêutico, caso haja necessidade, e, enquanto parte espiritual, possuem acesso a catequese e a busca pelos sacramentos, para aquelas que não possuem. Inclusive, algumas que já estiverem conosco já fizeram a primeira comunhão e crisma.

O processo de restituição não gera nenhum custo financeiro para as restituintes.  Sendo, todos os custos subsidiados pela própria comunidade.

Chamado de Deus

Deus nos chama para cuidarmos dessas filhas tão amadas por Ele, como cuidamos de nossos filhos biológicos. De maneira, que essas meninas se tornam também parte de nossa família comunitária.

Vivermos a restituição é a possibilidade de estarmos no Calvário do carisma, um trabalho que exige de nós, enquanto comunidade, muita doação de vida e sacrifício. Porém, com a esperança que emana da Cruz, de uma vida nova que nasce a partir do Cristo Libertador. Encontramos com o que o nosso carisma tem de mais valioso, a possibilidade de estar com o Cristo Libertador em seu calvário e essas vidas tão valiosas para Cristo renasceram a partir de sua restituição.

Se você quiser nos ajudar doando algo, ou até mesmo entrar em contato conosco com o interesse na restituição, pode entrar em contato através dos meios:

 11 95456-9857 Rodrigo fumagalli

[email protected]