Elos de Pertença

Nossa comunidade é composta por quatro elos de pertença: Vida, Aliança, Seguidor da Obra e Amigo da Obra.

CONSAGRAÇÃO DE VIDA

Todo aquele que é chamado a se consagrar no elo de vida a Deus, é chamado a deixar tudo e assumir para si disposição de se colocar a caminho, você dá os passos e o Senhor coloca o chão, se desconfigurar-se, para configurar-se à Jesus, um caminho de Paixão, morte e ressurreição.

A vasilha de farinha não se esvaziará e a jarra de azeite não acabará.”         (1Rs 18, 14a).

Aqueles que são chamados à consagração de vida precisam entregar tudo, assim como essa viúva, pois o verdadeiro alimento deles não é a farinha, e sim a providência.

CONSAGRAÇÃO DE ALIANÇA

Unidade e comunhão. Só é possível ser consagrado assim, a nossa aliança é formada um pelos outros. A aliança em um casamento é símbolo visível de uma graça invisível, da mesma forma é a vida de um consagrado de aliança em um carisma. Ele precisa ser para o mundo um sinal visível de uma graça invisível que é o carisma.

Sendo consagrados de aliança possuímos nossos trabalhos, casas, famílias, mas colocamos tudo isso à disposição do carisma. E tudo isso, precisa ser instrumento para testemunhar o Cristo Libertador.

SEGUIDOR DA OBRA

Os seguidores são homens e mulheres que estão inseridos na obra por meio de algum apostolado ou ministério, e o exercem com frequência. Porém, que não se sentem chamados ao caminho vocacional, e por consequência à vida consagrada, ou então já fizeram um discernimento e concluíram que não possuem esta vocação.

Os seguidores da obra serão convidados a participarem de alguns momentos fraternos com os demais membros, bem como a participarem de uma ou outra formação geral, quando ocorrerem. Lembrando que neste elo de pertença são realizados convites.

 

Regras mínimas para um seguidor:

1. Vida sacramental ativa; Missa dominical; Confissão trimestral; Vida de oração;

2. Frequência nas atividades de seu ministério;

3. Submissão ao seu coordenador;

4. Frequência mínima mensal na missa e adoração comunitária, sendo que o dia fica a critério do seguidor;

5. Orientação espiritual, com um membro da comunidade, segundo as possibilidades de discípulos, ou consagrados, que são habilitados pelo governo da comunidade, para desempenharem tal função.

AMIGO DA OBRA

Os Amigos da Obra são todos aqueles que se comovem com a obra realizando contribuições financeiras e materiais, além de oferecerem suas orações para que nosso carisma possa atingir a todos que o Senhor desejar. Estes, diferentemente dos Seguidores, não atuam de maneira fixa em nenhum ministério, podendo esporadicamente contribuir com mão de obra em algum apostolado, missão ou evento de nossa comunidade.

Regras mínimas para um amigo:

1. Ser cadastrado em nosso banco de dados;

2. Se comover com a obra a ponto, de interceder por ela, e/ou ajudar no sustento espiritual oferecendo orações, jejuns e mortificações, em prol de nosso apostolado;

3. Oferecer esporadicamente seus dons e talentos para a promoção do evangelho, através do carisma CACL;

4. Estar antenado em nossos meios de comunicação, para que a relação de amizade possa ser alimentada;

5. Partilhar conosco, sempre que possível, as necessidades e alegrias para que possamos interceder e louvar a Deus juntos;