Caminho Vocacional

ser um com o sagrado

Chegamos na parte insubstituível dentro de nosso processo de consagração: O caminho formativo! 

Nosso lugar de lapidação

Aqui é o nosso lugar de formação, onde somos integrados na realidade carismática, em seus valores, princípios e verdades. Nosso lugar de lapidação, podas e de muito crescimento. O lugar de anúncio de nossa paixão.

Nosso caminho formativo dura no total, oito anos. Esse tempo varia de acordo com a realidade de alguns irmãos. Existem membros que precisam de mais tempo em determinado ano para progredirem e evoluírem melhor.

A cada ano formativo existe uma grade de formações teológicas e humana específica, além de uma grade de livros para que possamos ampliar nossos conhecimentos naquele ano.

Caminho de Consagração

Inicialmente, o caminho formativo se inicia com nosso retiro vocacional Horeb, ali os interessados se integram num primeiro contato com o nosso carisma, sabendo mais de nossa espiritualidade, valores, vivência fraterna. 

O retiro Horeb dura por volta de quatro dias e durantes esses dias são aborda-dos diversos assuntos carismáticos próprios da nossa espiritualidade, assim os participantes podem se aprofundar inicialmente em nosso carisma para compreenderem se de fato desejam caminhar conosco. Logo após nosso retiro vocacional, temos a primeira etapa que chamamos de vocacional. 

Os irmãos que se interessaram pelo carisma, vivem o caminho vocacional por um ano, com formações específicas e detalhadas sobre nosso carisma e tudo que o engloba no geral. Neste tempo, os vocacionados possuem um ano para orarem e discernirem se desejam ingressar mais para frente conosco e claro entenderem se possuem o nosso carisma.

conheça aqui os nossos

Anos Formativos

Aqui já entraremos de fato nos nossos anos formativos, que damos o nome de: discipulado e apostolado, a partir dos primeiros vínculos feitos com a comunidade. As cores dos cordões simbolizam o ano dentro do caminho de consagração que a pessoa está. Depois dos primeiros vínculos, a pessoa ainda tem 7 anos até a consagração.

CORDÃO AZUL DISCIPULADO 1

Nos anos 1 e 2, focados em Deus Pai e no autoconhecimento, o cordão é azul e simboliza a água da vida. Nestes anos são trabalhadas as virtudes da Fortaleza e Justiça, os baluartes intercessores de cada um desses anos ini-ciais são Santo Elias e Santa Faustina.

CORDÃO VERMELHO DISCIPULADO 2

Nos anos 3 e 4, focados em Deus Filho e ainda um pouco de autoconhecimento, mas já apontando para o outro, o cordão é vermelho que simboliza o sangue da entrega. O sangue de Cristo. Durante estes anos são trabalhadas as  virtudes  da  temperança  e  prudência.  Os  baluartes  intercessores  destes anos são Santa Luzia e São Paulo.

CORDÃO VERDE APOSTOLADO

Nos anos 5, 6 e 7, focados em Deus Espírito Santo e na Virgem Maria. O apóstolo é chamado a olhar muito mais para o outro do que para si mesmo. Claro que sempre viveremos o nosso autoconhecimento, mas a ideia é focar no outro e amá-lo. 

O cordão verde orienta para o Espírito Santo e remete a necessidade de nascer de novo no Espírito, assim como Jesus propôs a Nicodemos.

CORDÃO PRETO CONSAGRADO

Após os sete anos de discipulado/apostolado o membro fará os seus votos de consagração. Neste ano o cordão é preto, simbolizando a morte para si e o nascimento para Cristo. Durante os primeiros três anos de consagração serão trabalhados os conselhos evangélicos: Pobreza, obediência e castidade. Conselhos estes, representados pelos nós do cordão.

O caminho todo até a consagração em si é longo, mas nós somos chamados a sermos consagrados HOJE!