CARISMA

“Ser SINAL da VERDADE e da LIBERDADE do CRISTO em todas as REALIDADES de ESCRAVIDÃO HUMANA”

Ser é a palavra que define a existência de um carisma. Um carisma não é a expressão de um FAZER, mas sim um SER que após consolidado, reflete-se neste fazer de maneira pura. Ou seja, o ser precede o fazer e o torna pleno. Uma atitude existencial e nunca de ativismo.

Queremos ser este SINAL ambulante que comunica de maneira clara a pessoa de Jesus Cristo ao mundo. Para nós, Ele é a única VERDADE absoluta que existe e que pode nos levar à vivência completa da LIBERDADE. Desejamos ser a luz de Cristo que brilha nas trevas de todas as REALIDADES DE ESCRAVIDÃO HUMANA provenientes do pecado.

MISTÉRIO
CRISTOLÓGICO

“Se permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).

Nossa essência, aquilo que nascemos para ser, gira em torno de Jesus Cristo que é a Verdade e expressa a máxima Liberdade através de sua vida, paixão, morte e ressurreição.

 

Comovidos por esta escolha de amor de Deus, por sua iniciativa criacional e salvífica, queremos retribuir este amor permanecendo em Sua Palavra, em Seu Verbo, em Jesus, e assim sermos discípulos Seus, expressando na realidade em que nos encontramos, a Verdade, através do bom uso da liberdade que recebemos gratuitamente pelo Seu santo sacrifício.

 

Queremos combater o pecado em nossas vidas, permitindo que o Filho nos liberte e nos ensine como devemos ajudar a outros nesta luta ferrenha pela restituição da verdadeira liberdade.

“Ser SINAL da VERDADE e da LIBERDADE do CRISTO em todas as REALIDADES de ESCRAVIDÃO HUMANA”

Inspirados na frase do nosso carisma os valores que buscamos viver são os seguintes:

Amor – “Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conheceu a Deus, porque Deus é Amor” (1Jo 4,7-8).

Sendo Deus o Amor, e tendo como máxima expressão de seu amor por nós a entrega total de Cristo na cruz do calvário, este é valor primordial de nosso carisma, por ele se deu a criação e por ele se deu a nossa salvação. Todavia, este valor supremo é composto, para nós Cristo Libertador, de outros dois valores: Misericórdia e Zelo.

Misericórdia – É o amor entranhável e imerecido, que nos é oferecido por Deus, e que devemos oferecer da mesma forma as almas que Ele nos confiar.

Zelo – É a preocupação e o cuidado com a Aliança feita com Deus, em vista da salvação das almas.

O Amor é o valor primordial para nós, bem como sua composição (Misericórdia e Zelo), eles estão acima da lista hierárquica e como o próprio Deus estão bem acima dos demais.

Os valores descritos abaixo possuem a ordem hierárquica descrita e desempenham um papel de codependência entre si. Entretanto, a Verdade e a Liberdade, que para nós possuem o Cristo como modelo, abrem e fecham a lista reciprocamente e são os valores mais importantes que possuímos. Não há como ser realista, integro e coerente sem a definição clara desta Verdade que, por consequência, nos leva à Liberdade.

Verdade – é o movimento criativo e salvífico de Deus que gera em cada ser todos os outros valores voltados para a vida;

Realidade – movido pela verdade, agir, pensar e sentir a compreensão dos fatos;

Integralidade humana – promover a integridade do ser (bio, psicossocial e espiritual) priorizando a vida;

Coerência – é a aliança entre o ser e o fazer do individuo.

Liberdade – Fazer escolhas movido pela verdade, embasado na realidade, promovendo a integralidade humana com coerência.