Por – Guilherme Maggio

 

A paz do Cristo Libertador, querido leitor (a)!

 

Este mês nossa Igreja celebra as vocações, e providencialmente nós da CACL estamos em festa, pois 21 novos membros fizeram seus primeiros vínculos com nossa comunidade, e 44 discípulos renovaram seus vínculos por mais um ano. Óbvio que tivemos desvinculações, foram 5 no total, mas mesmo assim celebramos a vida dos irmãos, Rubens, Camila, Rafaela, Deise e Dionicio, que entenderam que era hora de dar novos passos em suas vidas, e que não deixaram de ser amigos e até ministros de nossa comunidade.

 

SER UM COM O SAGRADO, eis a melhor definição do SER CONSAGRADO. Este é o desejo da alma de todo bom discípulo de Jesus Cristo, que se entende vocacionado à vida missionária, vinculado à um Instituto Religioso ou à uma NOVA COMUNIDADE. Ter uma vida embasada no sagrado, para nós católicos é doação total à construção do Reino, sempre segundo a vontade do Todo Poderoso, nosso Deus Trino. Não há como ser UM com o SAGRADO, sem reconhecer a Deus por PAI, a Jesus como seu SENHOR E REDENTOR, e viver pelo e no Espírito Santo. Aliás é Este último que nos ajuda e possibilita as duas primeiras tarefas. Ah, e não posso esquecer, dedicar-se á Deus é NECESSARIAMENTE, dedicar se ao outro (irmãos necessitados e carentes que precisam da misericórdia do Pai). Isso mesmo, como nos ensina o téologo Karl Rahner, quanto mais vertical, mais horizontal devo ser e vice e versa.  “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (1 Jo 4,20). Fica a dica, leia o capítulo quarto da primeira epístola de João, é maravilhosa e explica bem, o que digo acima.

 

Falando de Vocações, nossa Igreja admite várias vocações, organizadas segundo algumas classificações especificas. Precisamos entender resumidamente que vocação, é chamado, ou seja Deus que chama para algo específico.

 

Vocação Estado de Vida, é o que entendemos como seu CHAMADO permanente para organização de sua vida e suas relações em geral. Dentro desta categoria temos a Vocação Matrimonial, e a Celibatária, que não se resumem apenas na opção ou não por uma vida sexual ativa, mas que sim, têm essa característica inerente à sua opção fundamental de escolha (obs.: NÃO EXISTE A VOCAÇÃO SOLTEIRO COM VIDA SEXUAL ATIVA, ISSO É GOLPE DO CAPETA EIM, olha a castidade). Ainda temos a Vocação Sacerdotal e a Vocação Religiosa, que são distintas, ao contrário do que muitos pensam. Nem todo religioso é sacerdote, mas todo sacerdote é religioso. Em nossa Igreja, estas duas vocações pressupõe a vocação celibatária. Em resumo, todo padre, freira, ou religioso, é celibatário. E por fim a Vocação Laical, que comporta todos que não são religiosos, mas desejam ter uma vida dedicada ao Senhor, de alguma forma, seja em paróquias, comunidades e assim por diante.

 

Vocação Específica, é como compreendemos o chamado à um CARISMA específico, ou seja, à um serviço particular, exercido por uma comunidade, missão, ou instituto de vida consagrada, em prol da propagação do Evangelho, e em atendimento à uma necessidade especifica do mundo em que vivemos, e tudo isso em nome da Igreja. Por exemplo, cuidar de idosos que tenham sido abandonados por suas famílias, levando até eles o conforto do evangelho, seria um carisma especifico Lutar pelo INSS mais justo não! Toda vez que existe uma demanda, não atendida pela a Igreja, o Espírito Santo suscita no coração de um fundador um CARISMA, que então passa a ser exercido por todos aqueles que se sentem chamados à viver livremente segundo O CARISMA lhes propõe. Vale ressaltar que CARISMA, é um dom do Espírito Santo, para a Igreja, sem um desses dois elementos fundamentais, não existe carisma.

 

O Carisma Cristo Libertador, hoje se resume na seguinte frase: SER SINAL DA VERDADE E DA LIBERDADE DO CRISTO, EM TODAS AS REALIDADES DE ESCRAVIDÃO HUMANA. E está pautado no trecho do evangelho segundo São Lucas, capitulo quarto, versículos 18 e 19. Nossos valores, espiritualidade, regras e direcionamentos específicos, ainda estão em sua maioria sendo discernidos e testados no dia a dia, na pele. Nosso apostolado gira em torno dos 7 VERBOS DE NOSSO CARISMA, são eles: Comover, Consagrar, Evangelizar, Proclamar, Restaurar, Restituir e Sustentar. É meu irmão, Deus é perfeito! Não sei o que tens vivido e o que Deus tem dito a ti. Mas uma coisa eu sei, todos somos CHAMADOS a algo, por nosso criador, e o segredo de UMA VIDA FELIZ E PLENA, está em responder A ESTE CHAMADO! Poderia um carro ser feliz, sem ser pilotado? Um avião sem voar? Um vassoura sem varrer?

Quando o FAZER reflete conscientemente O SER bem discernido, eis a plenitude da Criação! Faça sua escolha e seja feliz!

 

Fonte:

 

https://formacao.cancaonova.com/diversos/diversas-vocacoes-na-igreja/

 

https://eventos.cancaonova.com/pregacoes/discernir-o-estado-de-vida-2/

 

https://pt.aleteia.org/2014/03/25/como-discernir-a-minha-vocacao/

 

https://pt.aleteia.org/2016/05/06/a-vida-de-solteiro-e-uma-vocacao/

 

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/