Anúncio do Evangelho (Mt 16,21-27)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós. — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. 22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” 24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.
— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

  • Meditação por – Vanessa Calheiros

O Evangelho de hoje nos diz sobre: “Renunciar a si mesmo” e me traz a seguinte reflexão: o quanto nós estamos nos renunciando? Será que eu já renunciei tudo?

Para sermos inteiramente de Deus, precisamos renunciar tudo, todo o nosso “eu” e os nossos pecados, para assim nos assemelharmos ao Cristo!

O mundo hoje distorce isso para que vivamos confortáveis em nossos pecados, porém, devemos nos comover diante dessa situação e mudar.

É necessário coragem, entrega, sacrifício. O começo e o final de todos nós cristãos é a Cruz!

Devemos carregá-la, pois é por meio dela que somos santificados. Não coloquemos pedras no caminho! Liberta de mim, serei uma com o Cristo!

A luta é diária: que se levantem discípulos dispostos a se renunciarem e se unirem ao Cristo, prontos a dar TUDO pelo TUDO!