– por Guilherme Maggio

A paz do Cristo Libertador galera!

No meu dia-a-dia tenho notado claros sinais de Deus sobre a liberdade. Se olharmos as cartas de Paulo veremos que o tema central é a liberdade. E em seguida o versículo que dá título a esse post. Então vamos falar sobre liberdade!

Vamos lá!

Livre arbítrio – é a capacidade que nos foi dada por Deus de realizarmos escolhas. Dentre as tantas escolhas que fazemos em nossas vidas, é inato do ser humano, ESCOLHER BEM. Todos querem fazer BOAS ESCOLHAS e para NÓS CRISTÃOS, fazer boas escolhas significa escolher as mesmas coisas, tomar as mesmas decisões, que CRISTO, afinal ele deve ser a centralidade de nossa fé, e nossa fé pautar toda a nossa existência. 

Portanto…

Liberdade – para nós cristãos é o bom exercício do nosso poder de escolha, escolhas estas que só serão boas, se antes eu tiver escolhido a Cristo e seus valores! Ele é nosso modelo de conduta, e nos deu seu Espírito Santo para sermos orientados em como escolher. 

Exemplo: usar ou não usar drogas? Eu tenho livre arbítrio para escolher, porém se não escolho obedecer aos mandamentos de Deus e me drogo, acabo deixando de ser livre, pois um drogado não para a hora que quiser de se drogar, agora alguém que não se droga pode se drogar a hora que quiser, me entendem, é lógica isso!

Mas Guilherme as leis de Deus não nos privam a liberdade? R: Lógico que não. A lei é uma pedagoga nos dada por Deus para que aprendamos a como usar bem nosso livre arbítrio e sermos livres. Perdemos a noção do bom uso quando o pecado original entrou no mundo.

 Mas Guilherme e quem não é Cristão, nunca faz boas escolhas? R: A rigor não! Explico! Ela não fez a melhor escolha que é o Cristo, modelo de conduta e de moral, Homem dos homens, modelo perfeito da criação, ou seja não têm O PARÂMETRO para poder escolher. Ela se pauta em sementes deste parâmetro (Jesus Cristo), espalhadas por todas as culturas. Na teologia dizemos que em todas as religiões temos a semente do VERBO, ou seja revelações imperfeitas de Deus. Com estas revelações as pessoas podem dar a sorte de escolherem bem, mas isso nem sempre acontece. É quase igual á um GPS SEM ERROS se o sigo, chego ao meu destino, ainda que por um caminho difícil as vezes, se não o sigo, provavelmente me perca, ou até chegue lá, porém com mais dificuldades ainda!!!

Por fim temos que deixar claro que entendemos que o CRISTO É A VERDADE E SÓ ELA LIBERTA, portanto livre arbítrio, sem Jesus não é liberdade, e sim possibilidade de escravidão! Quando assumimos está máxima de fé, entendemos o porque devemos orar antes de tudo, para não fazermos besteiras e nem darmos com os burros na água!

Muitos falam genericamente até com o conceito certo, mas não com o conceito cristão! Como não prejudicar ao outro? Amando ao próximo como Cristo amou. Como escolher bem? Escolhendo antes a Jesus. Como agradar a Deus?Obedecendo tudo o que Cristo nos ensinou. Como ser livre como os santos? Vivendo como o Cristo viveu! Como me autogerir bem? Descobrindo como Cristo se geriu e pedindo para que ele te ajude a se gerir.

Em resumo – Jesus nos diria – “Quem me ama, faz aquilo que Eu mando e só assim, de fato, É LIVRE!”

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Rom 8,18-21)”