Por Fabiana Passuelo
Vai acender uma vela por alguma intenção? Saiba porquê…

​A vela acesa é o símbolo da consumação, nada perto do sacrifício do Filho de Deus, Jesus Cristo crucificado, mas o ato de acender uma vela simboliza um sacrifício. Então quando compro ou ganho uma vela, ela passa a ser minha e ao acende-la ela é consumida em meu lugar. É neste momento que ofereço este sacrifício em alguma intenção ou agradecimento.
Li que uma vela acesa a Deus Pai simboliza a adoração e a entrega total de quem a acende. Uma vela acesa a um santo tem o mesmo simbolismo, só que este sacrifício é oferecido a Deus por intermédio deste ou daquele santo. E nos dá uma segurança de que de alguma forma nossa intenção será ouvida e atendida.
Mas atenção, é preciso cautela, pois o exagero distorce o simbolismo e dá interpretação incorreta, por isso dê o valor correto ao acender uma vela, pois ela não substitui minhas orações.
A vela é um símbolo muito usado em nossa liturgia, em vários momentos, como: Batismo, Missas, Exposição ao Santíssimo e etc.
A vela é também o símbolo de Cristo, LUZ DO MUNDO, de acordo com as escrituras, onde podemos ler em vários trechos bíblicos, sendo eles:
(João 8, 12) Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.
(João 9, 5) Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”.
(João 1, 4 – 5) Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.
(Isaías 9, 2) O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte, raiou uma luz.
​Busquemos a Luz do mundo, que nos traz clareza, nos tira da escuridão do pecado, permite que enxerguemos o caminho que devemos seguir, o caminho da salvação, onde não existe trevas e nem derrota, mas sim VIDA e VITÓRIA.

“Tua palavra é luz para o meu caminho
Tua palavra é lâmpada para os meus pés…”