E ai galera, a paz do Cristo que liberta!

Hoje venho falar sobre o medo e a vergonha da confissão diante de um padre. Já adianto que meu intuito não é ficar convencendo as pessoas que não gostam de se confessar, ou acreditam que confissão é bobagem e que podem se confessar diretamente com Deus, se você é um desses já adianto que não vou tentar convencê-lo. Esse texto é direcionado a pessoas um pouco mais maduras na fé Católica Apostólica Romana.

Mesmo para nós que acreditamos na importância e na graça da confissão as vezes é um tanto que vergonhoso contar todas as nossas podridões, nos abrirmos inteiramente e partilhar com o padre nossos pecados mais escondidos e que nos envergonham. Porém se não dermos esse passo de coragem só temos a perder, para exemplificar melhor vou citar a tríplice perca:

– Perder a graça de receber o perdão: Quando escondemos algo na confissão perdemos a graça de sermos perdoados pelo Senhor, pois quando confessamos nossos pecados significa que realmente estamos arrependidos daquele mal e nos colocamos inteiramente a mercê de Deus para mudar aquela situação e lutar contra aquele pecado.

– Perder a oportunidade de ser ajudado: Quando nos confessamos, além da graça de ser perdoado por Deus temos a oportunidade de sermos aconselhados pelo padre e isso é algo muito rico para nossa caminhada Cristã, lembrem-se que o padre teve que se dedicar muito tempo aos estudos para receber a graça do sacerdócio e também é homem como nós e luta diariamente contra o pecado, sendo assim com certeza tem muito a nos aconselhar.

– Perder a coragem e ser intimidado pelo demônio: Fugir da confissão bem feita pode nos acarretar na perda da coragem e confiança Cristã, pois o demônio irá usar isso para esfregar em nossas caras o pecado que cometemos, mesmo que sejam pecados antigos que aparentemente já havíamos esquecido. Quando não temos a plena certeza que estamos inteiramente no centro da vontade de Deus ficamos um pouco receosos e “tímidos” no serviço para o Reino, já quando temos a plena certeza que estamos totalmente no centro da vontade de Deus somos irrepreensíveis.

Não perca a oportunidade, façam uma confissão bem feita e recebam todas as graças disponibilizadas por puro e total amor de Deus para conosco.