Por Vinicius Tersariolli

A paz do Cristo Libertador, irmãos.

Nesses últimos dias, o Senhor vem falando conosco da Comunidade de Aliança Cristo Libertador sobre muitas coisas, uma delas é a humildade. Tivemos um direcionamento de nosso fundador e até mesmo fizemos um estudo em conjunto com oração sobre uma música que trata do assunto, porém, esse tema ainda está em meu coração e sinto que não parei de busca-lo ainda. É um movimento interno, onde continuo orando a Deus para me fazer verdadeiramente humilde, mas para isso precisamos aprender o que realmente é a humildade.

Algumas pessoas têm uma visão errônea do assunto, pensando que uma pessoa humilde é aquela senhorinha que vive em uma casinha no sítio e sem muitos recursos disponíveis. Associam humildade à pobreza.

Outros acreditam que uma pessoa humilde é aquela que tem muitos bens materiais, porém, se comporta de maneira simples, interagindo com todos ao seu redor.

Apesar dessas duas hipóteses estarem até que relacionadas a humildade, essa característica não pode ser definida apenas por isso.

Para responder melhor o que é a humildade, devemos analisar seu oposto, seu antônimo: a soberba. Através da soberba, o demônio em conjunto com a terça parte dos anjos, quis ser mais do que realmente eram, quiseram ser mais do que nasceram pra ser e assim quiseram tomar um lugar que não os pertencia: quiseram tomar o lugar de Deus.

Olhando por esse ponto, devemos avaliar como estamos vivendo e nos questionarmos diariamente se estamos vivendo nos nossos devidos lugares, ou se estamos crendo que estamos “voando”.

Se tivermos consciência do nosso lugar, jamais pisaremos nos outros, nem acharemos que somos melhores, mais inteligentes, mais capacitados… E se por acaso realmente formos mais capacitados que alguém, se soubermos nosso lugar, olharemos para o Alto e nos lembraremos que essa capacidade até pode ser maior que a de um determinado irmão, porém, não é nada perante Deus. Ou seja, não vale de nada.

Eu vou além, afirmo que, a virtude da humildade nada mais é do que cumprir a justiça de Deus: se sou humilde, me coloco no meu devido lugar.

Fiquem com Deus e até mais.