Por – Leticia Oliva

Eu não quero SER a melhor, mas SER melhor! Eu só quero ser de Deus!

“A maior luta de Paulo era nunca mais voltar a ser Saulo.” Essa frase, de uma imagem, que circula na internet me fez e faz refletir sobre ser melhor hoje, que fui ontem….

Cada aspecto da minha vida precisa sempre SER melhorado, eis aqui a grande diferença em querer Ser:
A melhor filha
A melhor irmã
A melhor esposa
A melhor mãe
A melhor cofundadora
A melhor amiga
A melhor profissional

Este *a melhor* nos leva ao caminho do orgulho, da soberba, de se fazer invejável, superior…. e ainda mais, auto-suficiente, controladora, cheia da razão, moralista, idolatra de si mesma, competitiva a ponto de SER destrutiva.

Será que é isso que Deus quer de nós? É este o sonho de Deus para mim e para você? Cristo age assim? Maria é esse exemplo?

Muito rezamos pedindo ao Senhor “que nos faça melhor!”, mas pouco olhamos para nossas atitudes e avaliamos se estamos sendo melhores ou os melhores que os outros, em uma relação interpessoal de disputa e não de complementariedade.

Fato, Deus nos criou para nos amarmos, não necessariamente gostarmos e estarmos uns com os outros. Talvez nos encontremos apenas em missões, em eventos, ou só pela calçada, pois podemos escolher quem são nossos amigos e, vale ressaltar, que pouquíssimos serão nossos amigos íntimos.

Essa era de rede social com lista de “amigos”, falsamente nos remete e faz perder a essência do que de fato é um amigo. E da mesma forma banalizamos também o AMOR, nos colocando, muitas vezes em relações de disputas: de atenção, de dependência, de cargo, de realizações, de LUGARES com pessoas…. Deus tem o lugar específico para cada um de nós.

Cuidado para não querer ocupar o lugar que não é teu! Cuidado para não querer destruir o lugar do seu irmão, só porque você (eu) não conseguimos silenciar, orar, jejuar, fica um segundo se quer com o Senhor para escutar e deixar Ele nos direcionar.

NÃO OCUPE O LUGAR QUE NÃO TE CABE! Renuncie ser o/a melhor e DESEJE SER UM/a com o Sagrado em primeiro lugar e assim ser uma melhor filha, irmã, esposa, mãe, cofundadora, amiga, profissional….

“Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva… bem-aventurada…” (verdadeira felicidade) Lc 1, 46-48